Ensino Fundamental I e II

Desenvolvimento cognitivo e fortalecimento da independência e autonomia dos alunos.

Em relação ao Ensino Fundamental, o Sapiens Colégio considera esta etapa de educação como aquela capaz de assegurar a cada um de seus alunos o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura os quais são imprescindíveis para o desenvolvimento pessoal e para a vida em sociedade. Pautado nesses valores, o colégio prima por um trabalho pedagógico vinculado à busca do desenvolvimento cognitivo e ao fortalecimento da independência e autonomia dos alunos.

As salas de aulas são climatizadas, com muita luminosidade natural, equipadas com mesas e cadeiras para o Fundamental I e para o Fundamental II, poltronas ergométricas estofadas, com salas dotadas de sistema multimídia. O ambiente é limpo, organizado e acolhedor, além de haver espaços apropriados para a realização de atividades extracurriculares, prática esportiva e lazer.

O Sapiens Colégio possui porteiros permanentes e inspetores de pátios. Com uma equipe de colaboradores treinados, o colégio proporciona a segurança e tranquilidade necessárias aos alunos e familiares.

Calendário escolar

Emerson Rosa

Rodrigo Caliari

Empreendedorismo e Projeto Vida - Fundamental I

A realidade atual exige uma ação educativa mobilizadora, inspiradora, que auxilia crianças e adolescentes a viver em um ambiente complexo e interconectado. Estamos imersos em um mundo cada vez mais desafiador, no qual limites e referencias são transformados a toda hora. O ser humano desse novo mundo precisa ser capaz de empreender com ética, proatividade e inteligência social. Alinhada ao desafio de educar para a construção de projetos de vida, esta disciplina se aprofunda nas temáticas da convivência, do autoconhecimento, da inteligência emocional, da educação financeira, da escolha profissional, dos métodos de estudo, do mercado de trabalho e dos valores humanos. Tais valores contribuem para uma formação consciente, ética e solidária dos alunos.

Laboratório de ciências

O Sapiens Colégio, no Ensino Fundamental II, conta com aulas de Laboratório de Ciências, as quais proporcionam ao aluno, de forma prática, a compreensão dos conteúdos por meio da vivência, da investigação cientifica, da manipulação de materiais, de objetos e de instrumentos. Toda essa experiência corrobora para o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas além de estimular a curiosidade pelo conhecimento científico.

Inglês

A demanda por um ensino de inglês de qualidade vem crescendo bastante, sobretudo, nos últimos anos. Com a globalização advinda dos avanços tecnológicos, a existência de uma língua global se torna necessária. O inglês com seu caráter de língua franca cumpre esse papel. O idioma se mostra o mais influente devido à sua vasta gama de informações, diversidade de obras, filmes, músicas, entre outros. Ser falante desse idioma, além de abrir portas, é uma forma de se manter atualizado e conectado com o mundo. Para suprir essa necessidade, o Sapiens Colégio oferece, na grade curricular, uma carga horária reforçada de inglês, com 3 aulas semanais no Fundamental I e II.

Sapiens School

Para além das aulas de Inglês, nas quais a finalidade é o aprendizado da língua, no Fundamental II (6º ao 9º ano), o aluno terá a oportunidade de participar do Projeto Sapiens School, através da metodologia CLIL (Content and Language Intergrated Learning), a qual contempla dupla finalidade: o ensino da língua e o ensino de alguns conteúdos de outras disciplinas (Ciências, Matemática, História, Geografia, Arte, etc.) em Inglês. Essa “dupla jornada” permite ao aluno viver o segundo idioma – tudo isso devidamente adaptado ao currículo- e não apenas memorizá-lo.

Atividades físicas

Com o objetivo de proporcionar à criança o conhecimento do próprio corpo, experimentar as possibilidades que ele oferece (força, flexibilidade, equilíbrio, entre outras), o professor fará a mediação para oportunizar ao aluno, fora e dentro da sala de aula, condições nas quais possa se movimentar com maior intensidade.

Sapiens Total

O Sapiens Total é um projeto desenvolvido, em contraturno, para os alunos do 4º ao 9º ano. É a estrutura ideal para que o aluno realize suas tarefas na escola, melhore seu desempenho, desenvolva sua autonomia, direcionado pela organização e rotina de estudo, o que elimina ou reduz as atividades realizadas em casa. As atividades são acompanhadas por professores e os alunos podem optar pela adesão total (2ª a 6ª feira) ou parcial (algumas vezes na semana).

Sapiens Cultura

A escola, no cumprimento de seu papel de agente educacional, desenvolve capacidades, habilidades e consciência corporal, as quais contribuirão para a melhoria da qualidade de vida dos alunos. Oferecemos, portanto, aos alunos do Fundamental I e II, em contraturno, como formação complementar, aulas de violão, dança, judô, xadrez e treinos esportivos.