Educação Infantil

Manusear, observar, identificar, enumerar, expressar, socializar e criar.

Na busca pela excelência da qualidade do ensino, na Educação Infantil, são trabalhados vários projetos, nos quais além do uso dos livros didáticos, diversas atividades são preparadas pelos professores. Todas essas estratégias visam ao desenvolvimento de uma proposta pedagógica inovadora, motivadora e participativa dos nossos alunos.

Esta fase é marcada pelo universo concreto, ou seja, a criança precisa vivenciar o mundo, com oportunidades de manusear, observar, identificar, enumerar, classificar objetos e situações do mundo, expressar, socializar e criar. Nesta etapa, nossa maior preocupação é propiciar aos alunos um ambiente emocionalmente seguro, o qual despertará neles o gosto pela escola e suas atividades (que serão fatores decisivos na vida escolar de cada um).

Visamos à formação pessoal e social, o desenvolvimento da identidade, da autonomia e do conhecimento do mundo através de atividades nas seguintes áreas: Português, Matemática, Natureza e Sociedade, Educação Física, Arte, Inglês, Linguagem Corporal e Música..

Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é reconhecida pelo Sapiens Colégio como uma fase importante aliada à promoção do desenvolvimento da criança. A escola, como instituição educativo -pedagógica, revela-se como espaço privilegiado para as crianças viverem, também, de diferentes modos, a sua infância.

Consideramos como objetivo central da ação pedagógica na Educação Infantil a ampliação do repertório cultural, cujos eixos curriculares embasam-se nas interações e brincadeiras, permeadas pelas linguagens visual, musical, oral, escrita, matemática e corporal; nos trabalhos com atividades desafiadoras a fim de despertar na criança seu senso perceptivo e criativo a tal ponto que possa narrar, descrever, comparar, relacionar, construir, explorar e aferir diferentes espaços e materiais.

Vídeo Educação Infantil

Turmas

Maternal 2 a 3 anos
Jardim I 3 a 4 anos
Jardim II 4 a 5 anos
Pré 5 a 6 anos

Calendário escolar

Corpo docente

Eloisa Marques

Murgana Martini

Erica Caobianco

Kailane Karoline da S. Pinheiro

Vitória Rodrigues de Lemos

Laura Vasconcelos

Diferenciais

Brinquedoteca

Brinquedos e brincadeiras que remetem a criança ao mundo da imaginação.

Brincar é a primeira forma de conhecimento.

Refeitório

Ambiente amplo, arejado e climatizado, o que torna a hora do lanche um momento feliz.

Parque

Parque de areia, coberto e privilegiado pela natureza, que oportuniza a criança a explorar as relações, espaços, materiais, objetos e brinquedos. Todo esse ambiente contribui para que a criança se sinta mais livre, portanto, mais ativa- um verdadeiro momento de prazer e criatividade.

Carrossel

O brinquedo é um convite a um conceito lúdico que induz a criança à construção do imaginário.

Educação física

Nos primeiros anos da vida, a criança explora o mundo que a rodeia com os olhos e as mãos. Através das atividades motoras, ela desenvolverá tanto suas primeiras iniciativas intelectuais quanto o seu primeiro contato social, o qual ocorrerá com outras crianças. O principal instrumento da Educação Física é o movimento por ser o denominador comum de diversos campos sensoriais. O desenvolvimento do ser humano se dá a partir da integração entre a motricidade, a emoção e o pensamento.

Musicalização

Por seu poder criador e libertador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado na Educação Infantil. É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeiros anos de sua vida, para que a música possa ser internalizada e, por conseguinte, fazer parte da construção cognitiva do ser. A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Assim, na Educação Infantil, os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais, desenvolvendo o raciocínio, percepção, acuidade auditiva e coordenação motora.

Linguagem corporal

A linguagem corporal, na Educação Infantil, contribui para o desenvolvimento da psicomotricidade e proporciona aos alunos benefícios físicos, tais como a resistência física, melhora a postura, a flexibilidade e o ritmo- além de propiciar o desenvolvimento do indivíduo como um todo.

Acolhimento

No momento do acolhimento, nossos alunos são recebidos com a “Hora da Roda”. O professor recepciona as crianças, proporcionando-lhes acolhimento, segurança, sentimento de “pertencimento” àquele grupo. Todo esse trabalho e preocupação fazem com que o aluno se sinta confiante para falar sobre suas vivências, compartilhar suas ideias, socializar-se.

O lúdico e a brincadeira

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras, a criança pode desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.

Momento do lanche

O momento do lanche não deve atender apenas às necessidades nutricionais da criança, mas também às psicológicas, às emocionais e às sociais- de sentir prazer e alegria durante uma refeição; de partilhar e adquirir hábitos de higiene que preservam a saúde. Esses momentos são supervisionados pelos professores.

Momento do parque

Além do brincar, a hora do parque é mais um momento de desafios e contato com árvores, areia, brinquedos, baldinhos e pás, cordas, bolas e tantas outras brincadeiras que esses materiais podem oferecer. O professor está sempre próximo para auxiliar e estimular a criança a desenvolver a sua motricidade e socialização e, também para ajudar a resolver os conflitos que possam surgir nas brincadeiras quando, por ventura, as crianças não forem capazes de solucioná-los sozinhas.

Atividades extraclasse

A sala de aula e o espaço físico da escola não são os únicos espaços pedagógicos possíveis na Educação Infantil. Em princípio, qualquer espaço pode se tornar pedagógico, dependendo do uso que fazemos dele. Praças, museus, hortas, fábricas, lojas, supermercados, entre outros ajudarão na vivência de conteúdos e ampliarão a aquisição de conhecimentos.

A grade curricular da Educação Infantil é contemplada com cinco disciplinas que são de suma importância para o aluno nessa fase do seu desenvolvimento.

Inglês

O conhecimento da língua inglesa, nos dias de hoje, é uma necessidade. Assim, a importância de aproximar a criança a essa língua desde cedo é uma prática que oportuniza a aprender o conhecimento de alguns vocabulários referentes à língua, além de estimular a percepção visual e auditiva e desenvolver a criatividade, bem como a imaginação.

Arte

A linguagem da Arte na Educação Infantil tem um papel fundamental, uma vez que envolve os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais. A arte valoriza a organização do mundo da criança, assim como o relacionamento com o outro e com o seu meio. Por meio de contato com objetos e materiais artísticos, é possível ampliar o conhecimento de mundo da criança, além de explorar as diversas formas de expressão artística.